quinta-feira, 1 de outubro de 2009

E se fosse a sua filha? (um post sério, pra variar)

Quando tinha 44 anos, o "respeitável" senhor da foto abaixo, o diretor de cinema Roman Polanski, embebedou, drogou e estuprou uma menina de 13 anos, frente e verso. (tô sendo delicada pra não embrulhar demais vossos estômagos) Após admitir sua culpa (e antes do julgamento/sentença), ele fugiu dos EUA e se refugiou na França, onde mora desde então, tendo evitado visitar qualquer país com acordo de extradição com os Estados Unidos. Nesse meio tempo ele dirigiu uma pá de filmes e ganhou um Oscar de melhor diretor por O Pianista.

Que ele não foi receber.

Por motivos óbvios. Um mandado de prisão rola há 30 anos nos EUA (com cartaz de procurado e tudo! hm, tá, eu inventei isso.) e um de extadição espalhado pelo mundo desde 2005.

Eis que no final de semana passado, ele estava na Suiça pra receber um prêmio pelo conjunto da obra quando foi preso e agora aguarda ser extraditado. Os EUA tem 1 mês para oficialmente pedir a extradição do criminoso.

Roman Polanski, criminoso???

Quem dirige um filme não é diretor?

Pois é, quem comete um crime é criminoso. Aliás, crimes. Pedofilia, intoxicação, estupro... E o pior, tudo premeditado...

Obviamente que os Estados Unidos tão cagando e andando para não se importam com a menina que sofreu o abuso (hoje uma senhora com mais de 40 anos, que perdoou o diretor publicamente e pediu para que todas as acusações contra ele fossem retiradas, por causar sofrimento a ela e seus familiares toda vez que o assunto vem à tona), mas os americanos ficaram mordidos quando ele sumiu do mapa deixando as autoridades do país com cara de pastel. E agora querem provar que são poderosos.

Polanski instigou a comunidade da 7a arte a se unir e exigir sua libertação.

Ok, pausa pruma historinha:

Uma década antes do caso de estupro, a então mulher de Polanski, grávida de 8 meses e meio foi assassinada a facadas (e junto morreu o filho não nascido). Seus assassinos (e de mais uma caralhada de gente) foram presos e (tirando os que morreram) estão na prisão até hoje, 40 anos depois, sem direito nem à condicional. Aposto que o Polanski se sente bem com isso, sabendo que os culpados da morte de seus entes queridos pagaram/estão pagando por seus erros. Queria ver a reação dele se eles tivessem fugido pra França e passado 30 anos lá, curtindo a vida, a fama, mulheres e viagens como se nada tivesse acontecido. E se o supracitado assassino tivesse sido capturado nas mesmissimas condições que ele, se o Polanski (e todo o resto!) não ia estar fazendo abaixo assinado pra extradição acontecer o mais rápido possível...

Ok, de volta à prisão do Polanski na Suiça:

Uma petição assinada por várias personalidades da indústria do cinema exige que o diretor/criminoso seja solto imediatamente. O documento afirma que Polanski é um gênio criativo e famoso que deveria ser libertado "Roman Polanski é um cidadão francês, um artista internacional reconhecido agora encarando uma extradição, que se acontecer vai ter consequências pesadas como tirar a liberdade dele." Dããããããã, se prendem alguém é óbvio que é pra tirar a liberdade da pessoa, néam?

Produtores como Harvey Weinstein (que produziu mais de 200 filmes), atores como Tilda Swinton (uma ótima atriz que deve medir uns 2 metros, parece um travesti e ainda por cima vai a premiações sem maquiagem) e diretores como Wim Wenders (Buena Vista Social Club), Alexander Payne (não sei - tá eu acabei de ler na wikipedia é o diretor de Sideways, ganhou um Oscar de roteiro), Pedro Almodóvar (cuja boa parte dos filmes eu amo, ex. Atame, Carne Trêmula, Fale com Ela,etc) , Terry Gilliam (não sei e tô com preguiça de ir na wikipedia olhar), Wong Kar-Wai (idem), Jonathan Demme (idem também, mas tô colocando esses nomes porque tá na lista de nomes importantes do artigo que eu to lendo) , Darren Aronofsky (Requiem para um Sonho), Martin Scorsese (uma porrada um monte de filme famoso), David Lynch (diretor cult daquela meeeeeeeerda de Mulholand Drive - Cidade dos Sonhos) e Woody Allen (que não pode falar nada do Polanski já que também é chegado numa garotinha. E num escândalo), Alejandro González Iñárritu (Babel), e até o nosso very own Waltinho Salles, colocaram seu nominho no abaixo assinado.

Ó que lindo! Quanta gente unida pelo bem do próximo!

Algumas pessoas falam que se ele tivesse sido preso, ele não teria feito filmes como O Pianista. Hellooooo, se ele tivesse sido preso, ele teria cumprido apenas alguns anos - se tanto - (ele tinha feito acordo com a promotoria) e estaria livre pra se aproveitar de outras aspirantes a celebridades ingênuas fazer o que quisesse como se nada tivesse acontecido.

Tá, esse circo todo pró-Polanski só tá acontecendo porque a menina violentada era/é uma maria-ninguém. Queria ver se tivesse sido a Jodie Foster, atriz conhecida já na época. Se fosse a filha de um diretor famoso. Neta. Qualquer pessoa com visibilidade e relevância para o mundo do cinema. Aí eu ia ver quem ia passar a mão na cabeça. Especialmente se o zé-ninguém fosse ele.

Sei lá, precisava colocar esse sentimento de "o mais fraco sósifodi e pros ricos e poderosos, nada" pra fora.

Fica aí um tema pra reflexão: E se fosse a sua filha, o que você acharia dessa história (diretor premiado com o oscar ou não)?

3 comentários:

Iris disse...

Não conheço o contexto do caso mas lendo as informações que você postou concordo com tudo o que você falou!!
"o mais fraco sósifodi e pros ricos e poderosos, nada" -> féladaputagem!!!

obs. Agora, falar que Mulholland Drive é uma meeeeerda... Poxa, um dos meus fimes favoritos! hahahaha

Anônimo disse...

Nossa, esta é a triste realidade...

Bricin disse...

Fiquei chocada. Tô bege...
Ou melhor, tô "nude"...